CYLENE ARAÚJO, A CANTORA DAS 50 HORAS DE FORRÓ.
O MAIOR SHOW FEMININO DO MUNDO! DOIS DIAS E DUAS HORAS CANTANDO UM REPERTÓRIO COM MAIS DE 600 MÚSICAS. NUNCA NENHUM SER HUMANO TENTOU TAL FAÇANHA!

ONDE TUDO COMERÇOU...
DE FAMÍLIA HUMILDE QUE FUGIA DA SECA DO AGRESTE PERNAMBUCANO, CYLENE SEUS PAIS E OITO IRMÃOS MIGRARAM PARA O RECIFE EM 1970. AOS CINCO ANOS CYLENE MESMO ANTES DE CONHECER E PISAR NUM PALCO DE VERDADE, ELA JÁ SE FAZIA PROFISSIONAL DA ARTE. A PEQUENA CYLENE TRANSFORMOU O QUINTAL DA CASA ONDE MORAVA COM OS PAIS PALCO E CENÁRIO PARA ENCENAR A “FAMÍLIA TRAPO”.ALÍ JÁ PODIAM OBSERVAR QUE ESTAVA NASCENDO UMA ARTISTA.
AOS OITO ANOS, FOI PARA TV JORNAL DO COMMERCIO, CANAL 2 PARA PARTICIPAR DO CORAL E APRESENTAR O PROGRAMA “CATAVENTO” UM DOS PRIMEIROS PROGRAMAS INFANTIS DO NORDESTE. FOI A APRESENTADORA DA ÚLTIMA FASE DO PROGRAMA E CANTAVA SOLO E TAMBÉM NO CORAL. NO REPERTÓRIO MÚSICAS LÍRICAS, TRECHOS DE ÓPERAS E CLÁSSICOS DO CANCIONEIRO DO BRASIL.


CYLENE APRESENTANDO O CATAVENTO-TV JORNAL/RECIFE

NAS FOTOS ACIMA, AINDA NO PROGRAMA CATAVENTO.
NO FINAL DE 1980, CYLENE ARAÚJO FOI CONTRATADA PELA TV EDUCATIVA/TVU EM RECIFE E CONVIDADA PARA APRESENTAR O PROGRAMA “MUNDO MÁGICO” COM MAIS DOIS APRESENTADORES: O PALHAÇO BELEZINHA E A BONECA SUZY. UMA GRANDE AUDIÊNCIA DO NORDESTE. NO PROGRAMA, CYLENE ARAÚJO CANTAVA E APRESENTAVA O TELEJORNAL INFANTIL.TAMBÉM FOI NESSE PERÍODO QUE LANÇOU SEUS DOIS PRIMEIROS TRABALHOS FONOGRÁFICOS PELA GRAVADORA FERMATA.

CAPA DO 2º COMPACTO /GRAV. FERMATA.
BONECA SUZY,CYLENE E O PALHAÇO BELEZINHA (FOTO DE ARQUIVO TURNÊ DO PROGRAMA MUNDO MÁGICO).TVU-RECIFE


FOTO (1) CYLENE ARAÚJO APRESENTANDO O TELEJORNAL. TV. EDUCATIVA /TVU-RECIFE.
FOTO (2) CYLENE ARAÚJO AOS 13 ANOS DE IDADE CANTANDO NO GERALDÃO-RECIFE).

CYLENE ARAÚJO NOS CAMINHOS PELO SUDESTE BRASILEIRO.

CONHECEU OS PALCOS DO SUL DO PAÍS EM 1986.CONVIDADA PELO APRESENTADOR WILTON FRANCO PARA SEU PROGRAMA DA TV BANDEIRANTES EM SÃO PAULO.APARTIR DESSE CONVITE, SURGIRAM SHOWS E DIVERSOS PROGRAMAS DE TV.FAUSTO SILVA, RATINHO,JÔ SOARES, RAUL GIL,CLAUDETE TROIANO, LUCIANA GIMENEZ, PROGRAMAS SERTANEJOS EM DIVERSAS EMISSORAS DE TV.


CYLENE COM WILTOM FRANCO 1986(CANTANDO FORRÓ COM A ORQUESTRA DO PROGRAMA)-BAND SÃO PAULO.

CYLENE ARAÚJO UMA MÚLTIPLA ARTISTA:
Cantora, compositora, radialista/Apresentadora, escritora, produtora e pesquisadora cultural, além de dançarina com formação em ritmos folclóricos. Falar dessa “guerreira menina” é reconhecer num ser humano todas suas vertentes artísticas, a sua nordestinidade e musicalidade nas múltiplas formas. Canta o que acredita, sem acompanhar modismos. Cylene é uma artista que consegue a perfeita combinação do antigo com o moderno, no compor, cantar, vestir e dançar. Ela traduz a sensualidade da quentura de todos os ritmos do Nordeste para seu público. No palco, canta com a voz a alma e o corpo, com domínio e desempenho de poucas artistas.
“O AMOR À ARTE” é o seu lema, pois uma cantora que tem a coragem de cantar sozinha 50 horas (dois dias e duas horas) sem parar, mais de seiscentas músicas, realizando assim o maior show do mundo, tem talento, garra e, é uma predestinada ao sucesso! Cylene Araújo tem mais de 25 anos de carreira.


SHOW DAS 50 HORAS EM SÃO PAULO-PATATIVA ANO 2000, DESAFIO PARA HOMENAGEAR
LUIZ GONZAGA.

CYLENE ARAÚJO CARREIRA INTERNACIONAL-APARTIR DE 2006:

CARTAZ DO 1º ESPETÁCULO PERNAMBUCO DE TODOS OS RITMOS/Portugal


11 TURNÊS NA EUROPA EM CINCO ANOS
02 PROJETOS CULTURAIS EM CIRCULAÇÃO
*PERNAMBUCO DE TODOS OS RITMOS É BRASIL
*BRASIL & PORTUGAL ANDANÇAS CULTURAIPROGRAMAS DE TV E SHOWS


TV GLOBO INTERNACIONAL(documentário)-CARTAZ DE SHOW-Lisboa.

LANÇAMENTOS FONOGRÁFICOS E LIVROS PUBLICADOS.


22 trabalhos fonográficos lançados no mercado.
05 livros publicados – com direcionamento a cultura popular.
02 títulos premiados:
Caju e Castanha, Emboladas e Repentes Uma Lição de Vida.-CEPE
DONA DUDA a primeira cirandeira do Brasil (esse com 2ª edição para rede municipal de ensino de Paulista-Pe)-CEPE

Como produtora cultural:
1.Realizou em Pernambuco:
Encontros de Sanfoneiros Nordestinos (5 edições) e duas edições em São Paulo.
Projeto Quartas no Apolo,1ª e 2ª Noite das Bruxas do Recife Antigo e Cantando no Parque(projeto musical no Teatro do Parque).
2.Produção de obra fonográfica: Em 2006 realizou o projeto CD/Livro da história de DONA DUDA cirandeira do Janga (projeto com recursos próprios para doação a ciranadeira Dona Duada.Nesse projeto, convidou para participar Naná Vasconcelos,Nando Cordel,Chiquinha Gonzaga, Augusto César, entre outros.
3.NO CD 25 ANOS DE ARTE, foi responsável por toda criação gráfica capa/livreto e produziu o programa de TV ESPECIAL 25 ANOS exibido pela Tv Cultura/TVU em Abril/2006 e gravado em janeiro do mesmo ano nos estúdios da CENTERMULTMÍDIA/Recife.
4. Projetos de inclusão social para:
Instituto dos Cegos do Recife, Abrigo Cristo Redentor, Casa Herbert de Souza, Hospital do Câncer de Pernambuco.Recebeu das mãos de DOM HELDER CÂMARA, o SÊLO BEM EFICIENTE (por participar do projeto Ano 2000 SEM MISÉRIA idealizado pelo religioso).


HOMENAGEM NO LIVRO MEIO SÉCULO DEPOIS-TELEVISÃO PERNAMBUCANA, SEIS PÁGINAS COM CYLENE ARAÚJO. Autor:Jorge José B.Santana.

*CURIOSIDADES/PORTUGAL:
Cylene Araújo recebeu homenagem da portuguesa Ana Vale (escritora e ilustradora que escreve a revista PALMO e MEIO). Ana Vale, escreveu o conto UM DIA FREVO, dando referência aos 100 anos do ritmo brasileiro em 2007. Em agosto do mesmo ano lançado naquele país. A artista Cylene Araújo virou personagem infantil de quadrinhos.


Foto(1)CYLENE E A ESCRITORA ILUSTRADORA PORTUGUESA ANA VALE.
Foto(2) ILUSTRAÇÃO DO CONTO “UM DIA FREVO”

*Em 2008, foi nomeada em Lisboa nos quadros da direção da APF-Associação Portuguesa de Forró. Está viabilizando junto ao governo português um futuro intercâmbio cultural.

*Sem dúvida nenhuma, Cylene Araújo é a voz feminina de Pernambuco com maior projeção na mídia internacional.
Em 2010, foi homenageada em Lisboa pela revista PERSONA MULHER no Instituto Luis de Camões com a presença da grande bancada feminina da Assembléia de Portugal. Cylene pode ser vista facilmente nas televisões da Europa em programas musicais e de entrevistas.

NO INSTITUTO LUIS DE CAMÕES – CARTAZ SHOW CASA DO BRASIL

Textos/release (Samuel Valente-compositor,pesquisador e musicólogo de Recife)
Acesse o blog da Cylene Araújo e sua página no Face book.

Cantora Cylene Araújo canta Baião

  DISCOGRAFIA !
     
 
     
   
     
 
     
 
 
 
 
 
     
 
     
 
     
 
     
 
   
 
     
 
 
  DOWNLOAD !
   
Amor, I Love You
Anjo Malandrinho
Baiao (ao vivo)
Banquete de Signos (ao vivo)
Esperando na Janela (ao vivo)
Eu Quero Meu Amor (ao vivo)
Gemedeira (ao vivo)
Me da Meu Coracao (ao vivo)
Na Cacimba do Amor
Pra Todo Mundo
Vou Te Matar de Cheiro